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Melhorando Autoestima com Pensamentos Positivos.

Um dos problemas de quem tem baixa auto estima é o tipo de conversa que tem interiormente. O normal é falar consigo mesmo de forma negativa, o que provoca uma diminuição da auto estima.
Muitas dessas mensagens negativas são aprendidas durante a infância, ensinadas por professores, pais, amigos e até pela televisão, criando estigmas na sociedade.

O problema nasce quando começamos a repetir essas mensagens negativas muitas vezes, normalmente em alturas mais difíceis das nossas vidas, como a perda do emprego, uma recusa ou outro incidente infeliz.
Algumas das mensagens negativas comuns, que as pessoas repetem para si mesmas, incluem:
* Não sirvo para nada
* Não sei fazer nada direito
* Ninguém gosta de mim
* Sou um falhado
As pessoas que repetem estas mensagens acabam por acreditar nelas e começam a moldar-se a essas imagens negativas.
Se está num sítio novo e ninguém fala consigo imediatamente, poderá pensar que é por ninguém gostar de si, em vez de pensar que as outras pessoas também não se sentem confortáveis a abordar estranhos em eventos sociais. Como pensou negativamente acerca de si, acaba por prejudicar a sua auto estima e sentir-se mal.
Estas mensagens interiores são tão freqüentes que a maioria das pessoas nem se apercebe que está a fazer isso e as conseqüências que podem advir desse comportamento, por isso é muito importante estar alerta e reconhecer imediatamente esse tipo de conversa interior, para poder parar antes de começar o diálogo negativo. Quando detectar um destes pensamentos, anote num bloco de notas, ao fazer isso começará a aperceber-se das alturas em que tem estes pensamentos (poderá ser em alturas de cansaço físico ou maior stress) e poderá abatê-los à nascença.
Um outro aspecto positivo de anotar os pensamentos negativos é que poderá analisá-los objetivamente mais tarde. Pensar porque apareceram, como você reagiu, o que funcionou (ou não funcionou) e se foi um sentimento verdadeiro ou apenas um produto da sua imaginação negativa.
Pensamento positivo para a auto estima
Depois de identificar, anotar e reflectir sobre os pensamentos negativos, é hora de os substituir por pensamentos positivos. Como não consegue pensar em duas coisas em simultâneo, se conseguir detectar que vai ter um pensamento negativo pode rapidamente substituí-lo por um pensamento positivo e anular os efeitos negativos na sua auto estima.
Use palavras positivas como felicidade, amor, entusiasmo e alegria. Da mesma forma, evite palavras negativas como medo, preocupação, cansaço, aborrecimento, não, negativo.