Início » NOTÍCIAS » Festival do Folclore recebe mais de 70 mil pessoas

Festival do Folclore recebe mais de 70 mil pessoas

A 48ª edição do Festival do Folclore de Olímpia recebeu mais de 70 mil pessoas entre todos os dias do folclore e nos três períodos, manhã, tarde e noite. No palco do festival apresentaram-se 80 grupos de 15 estados brasileiros. Durante toda a semana o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas Prof. José Sant?Anna ficou movimentado por pessoas de várias cidades da região e até de outros estados que vieram conhecer as diversas culturas. Em nove dias de festa o Brasil esteve presente em Olímpia. O palco principal do evento recebeu as manifestações culturais de norte a sul do país.
A cerimônia de encerramento, realizada no domingo, dia 29 de julho, foi movida pela emoção da despedida dos grupos. A Secretaria de Educação, através dos professores e coordenadores realizou o arreamento das bandeiras, em seguida os grupos que permaneceram na cidade fizeram o tradicional desfile pela arena. No palco se apresentaram o grupo Terra da Luz do Ceará e os grupos do Rio Grande do Sul GTC 20 de Setembro de Xangri-Lá; CTG Querência do Imbé de Imbé; CTG Estância da Serra de Osório e CTG Paixão Côrtes de Caxias do Sul, que realizaram a apresentação juntos e ao final cantaram o Hino do Rio Grande do Sul. Para encerrar o grupo parafolclórico Vitória Régia de Cáceres Mato Grosso, se apresentou no palco.
Em seguida a coordenadora dos festivais, Cidinha Manzolli, em seu discurso de encerramento, disse que não gostaria que o festival acabasse e por isso não havia preparado o protocolo de encerramento. ?Muito obrigada a todos que ajudaram para este festival acontecer. Gostaria de perguntar para vocês que país é esse, que cidade é essa e que festival é esse?, disse a professora, que contou com as respostas do público presente.
Paulo Duarte, presidente da comissão executiva do folclore, agradeceu a todos que colaboraram com o folclore. ?Gostaria de agradecer as autoridades presentes, a secretária Eliana que tanto ajudou para que o festival terminasse brilhante. A professora Cidinha tão incansável e a toda a equipe da nossa comissão, indistintamente. Nosso muito obrigado aos olimpienses e ao Brasil. Obrigada ao Rio Grande do Sul, ao sargento Marco Aurélio do Tiro de Guerra pela colaboração e a todos que de uma forma ou de outra colaboraram com o Festival do Folclore?, disse o presidente.
Logo após, a professora Cidinha Mazolli anunciou o estado homenageado de 2013. ?O ano que vem teremos o Siriri. O estado homenageado será o Mato Grosso, o centro oeste, pela primeira vez?, contou a professora para o público presente e também o grupo Vitória Régia, que representa o estado.
Segundo Fernando Jesus da Silva, coordenador do grupo Vitória Régia, é uma emoção muito grande. ?É uma honra representar o nosso estado e também compartilhar um pouco da nossa cultura. Mato Grosso não é um estado muito conhecido, mas em 2013 será conhecido sim. Vamos fazer de tudo para trazer o melhor da nossa cultura, artesanato e culinária. Espero que vocês dancem muito Siriri com a gente o ano que vem?, disse o coordenador emocionado.
A professora Eliana Bertoncello Monteiro, secretária municipal de educação, fez o discurso de encerramento em nome da administração municipal. ?A bondade proporcionou momentos de fraternidade paz durante a semana em que nesta terra se encontraram irmãos brasileiros de diversos estados, partilhando histórias e emoções, divulgando suas tradições ao mesmo tempo em que enalteceram o sentimento de brasilidade. Expressamos sinceros agradecimentos à comissão do folclore pela dedicação e zelo demostrado na organização do evento. Também aos gaúchos que superaram desafios inúmeros para chegar a Olímpia e imprimirem ao festival sua identidade gauchesca, pujada pela história que transformou o estado em palco de lutas, crenças e tradições. Agradecemos a todos que contribuíram com o Festival do Folclore?, disse a secretária. Em seguida foi realizado o show pirotécnico.
Em 2013 a 49º edição do Festival do Folclore já tem estado homenageado e também a data definida. O festival será realizado de 20 a 28 de julho de 2013.
Desfile na Avenida

No domingo pela manhã, às 9h, foi realizado o tradicional desfile de encerramento na Avenida Aurora Forti Neves. O desfile contou com a participação de 75 grupos folclóricos e parafolclóricos presentes na cidade. Milhares de pessoas acompanharam o evento e ainda confraternizaram-se com os grupos durante o desfile.

A Semana

Durante os nove dias do Festival o Recinto do Folclore ficou recheado de conhecimento e troca de experiências e culturas do Brasil. Entre segunda e sexta-feira foram realizados Seminários de Estudos com a presença de autoridades do Rio Grande do Sul para falar sobre as danças, tradições e culturas do estado. Além disso, foram realizadas Gincanas de Brinquedos Tradicionais Infantis, Campeonatos de Bocha, Truco e Malha e Peregrinação pelas ruas centrais. As cidades vizinhas como Catanduva e São José do Rio Preto também foram agraciados com as apresentações de grupos folclóricos e parafolclóricos.